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A Black Friday vem aí. Seu site está preparado para os acessos?

A Black Friday turbina as vendas do varejo, Mas se seu site não aguentar o fluxo de visitas, ao invés de vantagens você terá grandes dores de cabeça

Dentre os grandes momentos e sazonalidades de vendas, sem sombra de dúvidas a Black Friday é um dos maiores eventos do ano, sendo assim, é preciso entender a importância de deixar sua empresa preparada, de forma que seu site e operação não sejam afetados pela indisponibilidade nos picos de demanda desta época e seus resultados de vendas não sejam comprometidos.

Não existe uma data exata de criação da Black Friday nos moldes que conhecemos hoje, historiadores afirmam que o termo foi criado por agentes de trânsito norte americanos em uma sexta feira de trânsito caótica após o feriado de ação de graças.

Os comerciantes locais, aproveitando o alto volume de tráfego proveniente do trânsito, viram a oportunidade de ofertar seus produtos com desconto a estes motoristas presos no engarrafamento, uma característica do comércio local, que com o passar do tempo tomou novas proporções e se espalhou pelo mundo.

Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday do Brasil foi realizada no ano de 2010, ainda que tímida, a ação foi se adaptando e transformando à medida que novas necessidades e tendências de mercado iam surgindo.

Os números da data são cada vez mais promissores e as expectativas a cada ano só aumentam. Segundo relatório divulgado pela E-bit, os números de vendas de varejo online da Black Friday no Brasil até hoje foram:

  • 2010: R$ 21 milhões
  • 2011: R$ 100 milhões
  • 2012: R$ 243 milhões
  • 2013: R$ 770 milhões
  • 2014: R$ 1.1 bilhão
  • 2015: R$ 1.6 bilhão
  • 2016: R$ 1.9 bilhões
  • 2017: R$ 2.1 bilhões

Outro dado, divulgado pela equipe de Insights do Google, afirma que 71% dos consumidores virtuais brasileiros já aproveitaram a época do ano para realizar compras com desconto, mostrando a alta aderência do público a essa data.

Como preparar a casa para receber visitas

É imprescindível que o gestor tenha alguns pontos importantes de atenção na hora de montar uma estratégia e planejamento eficientes para atender as demandas dessa época do ano.

Dentre todas as medidas que devem ser realizadas no período anterior à ação, algumas delas podem passar despercebidas, comprometendo a atuação da empresa e consequentemente gerar enormes prejuízos financeiros, neste momento, utilizar checklists de planejamento, evitam que estes pontos sejam esquecidos.

Levar em consideração a disponibilidade do seu site é uma destas medidas que não podem ser ignoradas de jeito nenhum.

Agora, imagine que todo planejamento para a Black Friday da sua empresa foi realizado, as ações de comunicação estão focadas em trazer consumidores neste dia, estoque preparado para a alta demanda, time de vendas aguardando os clientes e, no meio do pico de vendas, seu site fica fora do ar, interrompendo sua operação. Desesperador, não é mesmo?

Principais reclamações na Black Friday

Com a alta demanda de acessos, e a falta de preparo das empresas e seus sistemas para o volume do trânsito de usuários, aumentam-se os problemas e reclamações de consumidores relacionados a BF.

Nos últimos anos, os principais problemas relacionados á Black Friday no Brasil, foram:

  • Problemas para acessar os sites
  • Site com péssimo desempenho e velocidade de carregamento das páginas
  • Falta de estoque dos produtos anunciados
  • Dificuldade para efetuar e finalizar as compras
  • Maquiagem de preços
  • Sumiço de produtos do carrinho virtual
  • Problemas no pagamento
  • Preços elevados de frete para compensar descontos
  • Produto indisponível

Os dados relacionados aos problemas, nos fornecem insights importantes em relação a importância de disponibilidade e do preparo que a plataforma deve ter para receber para os picos de acesso, uma vez que os principais problemas listados pelos consumidores são relacionados ao desempenho da plataformas de compra.

Nós podemos te ajudar

Uma das soluções que disponibilizamos ao gestor de TI, para evitar que o site fique fora do ar em picos de demanda é o Stress Testing.

O Stress Testing funciona como um simulador de pico de demanda tão alto, a ponto de corromper o sistema e tirá-lo do ar porém, por se tratar de um teste, isso não tirará o site do ar.

Basicamente, com a alta demanda, é possível identificar no sistema os pontos de falhas de ruptura e consequentemente ajustá-las.

Estar um passo à frente dos problemas e desastres que podem surgir e comprometer sua disponibilidade, é a garantia de resultados positivos na Black Friday. Não deixe o planejamento e a segurança da sua empresa para última hora, ainda dá tempo de adotar medidas preventivas na sua corporação, conheça nossas soluções e saiba como podemos te ajudar.

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