IT Forum 365
varejo_entraves

Varejo e Inovação: quais os maiores entraves que as empresas enfrentam?

O varejo é um dos setores que mais oferece oportunidades e movimenta a economia nacional. Também é uma das áreas que mais enfrenta desafios, como a alta carga tributária e a dificuldade em encontrar mão de obra adequada, ou se destacar da concorrência intensa.

Transformar esse horizonte complicado em uma bela paisagem é possível se as organizações incluírem a inovação em pauta na sua busca de soluções. Para isso, no entanto, as empresas do setor precisam driblar alguns entraves no meio do caminho.

Medo de mudanças

Eu nasci assim, eu cresci assim. Eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”. Esse refrão, da música composta nos anos 70 e que foi tema de abertura da novela Gabriela, deu origem ao termo “Síndrome de Gabriela”, uma referência às pessoas que têm medo de mudanças.

E não é só na vida pessoal que esse temor ocorre. O mundo corporativo está repleto de pessoas que pensam assim. Para elas, se a rotina e os processos criados com tanto sacrifício estão funcionando, não há necessidade de alterações.

Realmente não é fácil lidar com mudanças, mas elas são inevitáveis. Especialmente em um mundo onde os avanços da tecnologia e das comunicações chegam em grande velocidade. Nesse ambiente só sobrevive quem for ágil, dinâmico e assertivo.

É preciso entender que tudo pode ser aperfeiçoado, abrindo espaço para as novidades que chegam para tornar a rotina e o controle organizacional mais eficaz e produtivo.

Dificuldade de adaptação dos funcionários

Além do medo de mudanças, toda empresa possui uma cultura organizacional que determina a forma como a instituição resolve seus problemas e seu modo de funcionamento.

Muito importante por compor a identidade corporativa, a cultura também pode, no entanto, levar à dificuldade de adaptação dos próprios colaboradores aos novos processos propostos pelos gestores. Nesses casos é preciso promover mudanças que estimulem novos comportamentos, reduzam o medo às transformações e incentivem a busca por inovação em todos os colaboradores.

Treinamentos e a criação de um ambiente que incentive o funcionário a dar sugestões, sem medo de ser repreendido, são duas formas eficazes de tornar a cultura organizacional mais maleável.

Inexistência de integração dos canais de venda

Foi-se o tempo em que o consumidor dirigia-se às lojas físicas para pesquisar e comprar o produto desejado. Com o nascimento do e-commerce, todas as informações sobre o produto (preço, características, garantia etc.) podem ser consultadas via internet, permitindo um maior número de comparações e com muito mais agilidade.

O  consumidor de hoje pode escolher entre adquirir o produto desejado no ponto de venda ou na loja virtual, o que leva à óbvia conclusão de que todos os canais precisam atender com excelência e estar integrados.

De nada adianta a agilidade de informações obtidas via loja virtual se o envio do produto, que precisa sair de um estoque físico, não for rápido e a mercadoria chegar com atraso.

Trabalhar cada canal de venda de modo isolado interfere na qualidade do atendimento, deixando de oferecer facilidades na jornada de compra do cliente.

Enxergar o investimento em inovação como risco

Reduzir custos é uma busca constante de toda empresa, inclusive as de varejo. Por esse motivo é comum que empresários optem por adiar o investimento em inovações, esquecendo-se que o maior risco é não inovar.

Empresas que ficam estagnadas, mais cedo ou mais tarde, perdem clientes e acabam no prejuízo. Além do mais, sempre haverá alguém na concorrência com coragem para implantar novas soluções que agradem sua clientela e torne seus negócios mais produtivos.

Enfrentando os entraves à inovação

Inovar é imprescindível e possível, demandando experimentação e validação das novas experiências para se chegar aos processos ideais de transformações.

Promover inovação começa com a criação de um ambiente que favoreça a busca por soluções que atraiam novos clientes e fidelizem os já existentes. Nesse sentido, ouvir os consumidores é essencial, assim como os colaboradores que, por estarem na linha de frente, estão capacitados a dar ideias que levem às transformações.

A importância desse tema é constantemente observada por especialistas do setor. Eles afirmam que cerca de 40% das organizações poderão fechar as portas na próxima década, caso não descubram como acomodar as novas tecnologias em sua estrutura organizacional.

Na busca pelo processo ideal de inovação, contar com especialistas é o caminho mais curto para eliminar os entrave e elaborar um projeto personalizado que aprimore a produção, aumente a satisfação do cliente com as experiências de compra e integre equipes e operações.

O UOL DIVEO trata a inovação como prioridade e pode ajudar a renovar seus negócios. Vem descobrir como, conheça os nossos cases de sucesso!

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2018 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.